close

Ganhe dinheiro navegando
na Internet 5 minutos por dia!
CLIQUE AQUI E REGISTE-SE JÁ
COM BONUS REFERER!


special

12 Dicas para arrefecer o computador - PC

|

O Verão já está quase a caminho,e temos de nos preparar para fazer a “prova de fogo” ao computador, para ver se ele aguenta estar muito tempo ligado e fresco. As dicas que irão ser aqui faladas não serão o extremo desta imagem acima, mas com certeza irá colocar o computador “mais fresco"

Estas dicas irão estar divididas em dois artigos: Dicas para PC [este artigo] (computador normal), e Dicas para Portáteis (computadores portáteis).


  1. Limpar as ventoinhas – esta é a regra numero 1! Se fizer isto, irá consideravelmente diminuir a temperatura do seu computador e tornar-lo mais silencioso.

  2. Deixe o computador com espaço livre à volta – isto muitas vezes é deixado ao esquecimento, mas se o computador não tiver espaço para renovar o ar, o computador irá aquecer cada vez mais que a temperatura da casa aumentar. Deixe espaço principalmente por trás do computador, por onde sai o ar quente.

  3. Desligue ou desactive os programas em segundo plano que não precisa – esses programas parecem que não estão a fazer nada, mas está a consumir o processador, consequentemente está a aquecer o processador.

  4. Se jogar reduza a qualidade dos gráficos – muitas vezes o computador aguenta bem o jogo, mas também a temperatura pode aumentar e bastante!

  5. Adicione mais ventoinhas – adicionando mais ventoinhas ao seu computador, dará mais uma ajudinha a arrefecer o computador.

  6. Aumente a velocidade das ventoinhas – esta opção nem sempre está disponível a todos os computadores e também torna-o mais ruidoso. Ao aumentar não exagere, pois acho que não quer uma turbina a jacto a funcionar dentro de casa!

  7. Coloque um sistema de refrigeração a água – este é melhor método de arrefecer eficazmente o computador, mas também não é para qualquer bolso que o possa comprar.

  8. Faça Undervolting – ao reduzir a voltagem dos componentes, faz com que eles não aqueçam tanto, mas também o desempenho do computador é reduzido.

  9. Areja a casa – manter a temperatura ambiente mais baixa ajudará também a arrefecer o computador.

  10. Desactive o Aero e todas as “mariquices – desactivando todos os efeitos visuais, irá consumir menos o processador, tendo também o computador mais rápido e com mais memoria RAM disponível.

  11. Faça uma manutenção do computador – isto fará que o computador não esteja muito sobrecarregado, e ficará mais rápido. Se quiser algumas dicas leia este artigo: Manutenção rápida do seu computador

  12. Retire o Hardware que não precisa – retirar componentes que não precisa beneficia em vários aspectos: menos um componente a fazer calor, mais espaço = mais fluxo de ar, e gasta menos energia o computador. Por exemplo: retirar a placa de TV, placa Wireless, placa de Som, leitor de Disquetes, etc.

Algumas dicas postas em prática sozinhas, por vezes podem não fazer grande efeito, mas em conjunto ajudam e muito!

Por hoje é tudo, e veja o artigo destinado a computadores Portáteis.

Qualquer dúvida, comente!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ihh, brutal esse pc cheio de ventoinhas! Eu para alem de um portatil tb tenh um pc, ja é velhinho mas ainda dá uns tokes. Um dia fui liga lo e ao fim de 5 mints desligou se e nunca mais consegui liga lo. Bom, nao percebo nada do assunto mas lá me armei em campeao abri o, limpei lhe o pozito todo e nao é que ja funcionava? Até chorei dos olhos! O pc tb aquece bué e eu até gostava de lhe ligar umas ventoinhas mas nem me atrevo a mexer pq nao faço ideia onde liga las, lol

Street Racer disse...

Obrigado por teres comentado!

Fazer isso é mais ou menos fácil, mas como as possibilidades são muitas, eu não irei colocar aqui tudo... Até isso é uma boa ideia para um próximo artigo! Fica à espera dele!

Enviar um comentário

Esteja perfeitamente à vontade para comentar, criticar, sugerir, etc.

Dica: Clique no link "Subscrever por e-mail" para receber notificações dos comentários seguintes neste artigo.

 

©2009 PC Dica | Template Blue by TNB