close

Ganhe dinheiro navegando
na Internet 5 minutos por dia!
CLIQUE AQUI E REGISTE-SE JÁ
COM BONUS REFERER!


special

Dicas para arrefecer o computador – Portátil

|

Continuando o segundo artigo de “Dicas para arrefecer o computador”, em que hoje será destinado para os computadores portáteis. Se não leu o artigo destinado a computadores de secretária (torre), leia o artigo: 12 Dicas para arrefecer o computador - PC

Por vezes os computadores portáteis são os mais difíceis de arrefecer, principalmente quando estão em carga. E onde aquecem mais é por baixo. Então ficam as dicas mais eficientes de arrefecer um portátil.


  • Limpar o pó interno – talvez seja a maneira de arrefecer o portátil mais eficientemente, pois como o espaço é muito reduzido de fluxo de ar, se tiver pó o computador pode aquecer consideravelmente. E a probabilidade aumenta caso tenha o computador a algum tempo ou o usa bastante. Isto pode-se fazer de 2 maneiras.

    1
    – Pegar num aspirador e colocar o cano numa das saídas de ar quente do portátil. Esta talvez seja a única maneira, pois se o seu computador está na garantia ou não percebe muito bem como abrir um portátil.
    Atenção: isto fica a seu risco! Apesar de os computadores portáteis terem todas as peças fixas isso fica a seu risco! Eu faço isto no meu computador portátil, agora poderá decidir fazer isto ou não.

    2
    – Abrir o computador e aspirar com cuidado, principalmente a ventoinha.
    Atenção: este processo pode ser arriscado, principalmente para quem não sabe! Não se arme em engenhocas, pois isto não é abrir o seu rádio ou televisão! Se tiver garantia no computador nem tente!

  • Fazer Undervolting – esta é a segunda técnica mais eficiente, e este processo encontra-se de mais fácil acesso nos computadores portáteis, que até é mais chamado dos utilitários para poupar bateria. Basicamente o que ele faz é reduzir a voltagem dos componentes (processador, placa gráfica, RAM, velocidade do disco rígido, etc.), contribuindo para que o computador aqueça menos, mas também o desempenho é reduzido. O exemplo mais aplicado é nos computadores da marca ASUS, que até tem um botão dedicado apenas para isso. Tem 4 modos: Poupança máxima, Uso escritório (aplicações office, navegar na Internet, etc.), Modo Multimédia (ver vídeos, jogar, etc.) e Desempenho máximo. Se tiver esta opção disponível no seu portátil, use-a conforme o que está a fazer.
    Nota: e não pense que se o computador estiver em idle (sem fazer nada) estar no Modo Desempenho é o mesmo que estar no Modo Poupança de bateria! Eu próprio estive a fazer testes no meu portátil e a diferença ainda é considerável! O meu computador em idle em desempenho fica nos 60-62ºC; e se colocar em poupança desce para os 50-53ºC! É uma diferença de quase 10ºC! Claro que isto pode diferenciar de computador para computador, mas que arrefece, arrefece, e bem!
    Dica: se estiver o computador a fazer um download ou simplesmente ligado sem estar a fazer nada, coloque-o em poupança máxima, assim evitará que o computador aqueça, faça barulho desnecessário, e claro gastar mais electricidade.

  • Comprar uma base para portátil – talvez seja esta opção tão ou mais eficiente do que as anteriores, mas coloquei-a aqui porque, tem se sair dinheiro do seu bolso. E se quiser que seja uma base que arrefeça bem, ainda tem se sair uns bons Euros do seu bolso. Nesta solução existem as mais variadas opções: bases de plástico com/sem ventoinhas, bases em alumínio com ventoinhas, outras com luzes e hub USB, etc, etc. Na minha opinião se quiser arrefecer mesmo, compre uma base em alumínio com ventoinhas, pois o alumínio é um bom condutor de calor.
    Dica: compre uma base do tamanho do seu portátil pois não poderá assentar bem e não arrefecer toda a área do computador.

  • Aumentar o espaço por baixo do portátil – esta poderá ser uma boa solução para quem não quer gastar dinheiro com uma base. Coloque uns “aumentos” por baixo do computador nas quatro extremidades, de preferência onde estão as borrachas do portátil. E assim terá um maior arejamento por baixo do computador, pois beneficiará em 2 coisas: arrefece melhor a base; e entra mais ar fresco, pois por baixo é de onde é extraído o ar.
    Dica de engenhoca: Se quiser arrefecer melhor, coloque uma ventoinha por baixo do computador para haver mais fluxo de ar.

  • Outras dicas:
    Deixe o computador com espaço livre à volta;
    Desligue ou desactive os programas em segundo plano que não precisa;
    Se jogar reduza a qualidade dos gráficos;
    Aumente a velocidade da ventoinha;
    Areja a casa;
    Desactive o Aero e todas as “mariquices”;
    Faça uma manutenção do computador;

Se quiser ler com mais detalhe estas dicas aqui mencionadas, que também se aplicam para os computadores portáteis, leia este artigo: 12 Dicas para arrefecer o computador – PC

E tu o que fizeste para arrefecer o teu computador? Deixa aqui o teu comentário!

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu comprei uma base com 2 ventoinhas mas só baixou dos 60c para os 54/55c, que bosta.

Street Racer disse...

Obrigado por ter comentado.

Bem... isso depende do tipo de base de portátil, conforme dito no artigo os que arrefecem bem são a de alumínio, pois ajudam a dissipar o calor. Mas se o seu computador esta entre os 55ºc isso já é muito bom e está dentro do normal para um portátil.

Já agora aproveito para dizer que os computadores portáteis aguentam temperaturas mais altas do que os computadores normais.

Anónimo disse...

YA, essa base que falei no comment era mais pequena q o portatil e era de plastico, hoje fui troca la por uma de aluminio como dizes e baixou para os 49/50. Ja é qualker coisinha.
Tao e o undervoltage é seguro? Eu costumo jugar COD4 e PES2009 no pc, isso nao vai afectar a jogabilidade os os graficos?

Anónimo disse...

Já agora e o pouco que procurei no teu blog nao axei nada, percebes alguma coisa sobre a memory ram? é q a minha só de andar na net anda lá para os 40/42%. ha alguma maneira de baixar?

Street Racer disse...

O undervolting é mais seguro caso o seu computador já tenha software para isso. E claro que ao fazer isso irá diminuir o desempenho do computador. Poderá procurar no website do fabricante.
Mas como disse que era para arrefecer enquanto está a jogar o melhor é mesmo baixar os detalhes dos gráficos, pois é mais eficiente.

Espero que tenha ajudado.

Street Racer disse...

Penso que te estás a referir de ir à Internet, é abrir um browser. A nova versão Mozilla Firefox 3.5 está agora mais rápida e mais eficiente em termos de gestão de memoria. Se ainda não estas a usar faz um teste nele e vê se "gasta" menos memoria.

Outra maneira de poupar memoria, principalmente se estiveres a usar o Vista, é desactivar os efeitos, como o Sidebar, Aero, entre outros... Quanto menos "mariquices", mais memoria irás poupar.

E por ultimo é por comprar mais memoria RAM, mas tem de se ter em atenção se o computador já não esta dentro da garantia.

PS: Deste uma boa ideia para criar um artigo sobre como poupar memoria RAM! Fica à espera!

Anónimo disse...

Uso uma ventoinha de secretária daquelas normais que se compram na worten por 15 euros.

Aponto para a traseira do PC e a temperatura não passa dos 48/49º em tarefas de baixo desempenho e não passa dos 60º em jogos 3D (que chega aos 70º sem a ventoinha).

Enviar um comentário

Esteja perfeitamente à vontade para comentar, criticar, sugerir, etc.

Dica: Clique no link "Subscrever por e-mail" para receber notificações dos comentários seguintes neste artigo.

 

©2009 PC Dica | Template Blue by TNB