close

Ganhe dinheiro navegando
na Internet 5 minutos por dia!
CLIQUE AQUI E REGISTE-SE JÁ
COM BONUS REFERER!


special

Manutenção rápida do seu computador

|

O artigo de hoje irá deixar aqui algumas dicas que se deve sempre fazer no computador, pelo menos uma vez a cada 1 ou 2 semanas. Com estas dicas evitará que o seu computador fique lento, desorganizado, instável e desprotegido.

Esta lista de programas são do tipo “must have” (tem de ter), pois são essenciais para o bom funcionamento do computador e que poupam imenso tempo e trabalho.

  • CCleaner
  • Defraggler
  • Revo Uninstaller
  • Spybot - Search & Destroy

Todos estes programas são 100% gratuitos e muito bons para o trabalho que fazem.

A manutenção é feita da seguinte forma:

  1. Desinstalamos os programas, que não precisamos mais ou que neste momento não são necessários, com o Revo Uninstaller.
    Este passo depende de pessoa para pessoa. Nalguns nem é necessário fazer isto todas as semanas, pois não estão constantemente a instalar software. E também depende, da capacidade do disco rígido; pois se tiver menos espaço talvez tenha que desinstalar mais programas, para que possa ter mais espaço em disco e o computador rápido.

    Para quem não conhece o Revo Uninstaller, ele é um programa muito eficaz, para desinstalar programas. Pois o que ele faz é certificar de que tudo foi removido. Primeiro analisa antes de o desinstalador inicie. Depois é que inicia o desinstalador propriamente dito. De seguida analisa se tudo foi removido, se não, mostra uma lista de entradas de registo, e de ficheiros por remover. Aqui você decide se os quer remover ou não. Eu pelo menos removo sempre tudo o que o desinstalador não removeu; até agora nunca tive problemas.

  2. Agora que já removemos os programas desnecessários, vamos eliminar os ficheiros desnecessários e entradas de registo inválidas com o CCleaner.
    Principalmente para que usa muito a Internet, pelo meio da navegação, ficam muitos ficheiros temporários no computador. Mas não só através da Internet. Instalações, ficheiros descomprimidos, ficheiros temporários dos programas, tudo isto fica no disco rígido por esquecimento e só acabam por ocupar mais espaço, e consequentemente, um computador mais lento.

    Este processo também é bom para a sua segurança, pois removerá toda a sua actividade na Internet (se o pretender é claro). Histórico, cache da Internet, histórico de downloads, cookies; tudo isto é removido pelo CCleaner.

  3. Continuando com o CCleaner, vamos gerir os programas que arrancam quando o Windows inicia.
    Este passo, é uma das maneiras que pode fazer um arranque do computador rápido, ou seja quanto mais for pequena a lista, mais rápido será o computador a arrancar. Isto às vezes pode ser difícil, mas pense mesmo quais os programas que necessitam iniciar junto com o arranque do Windows. Na minha opinião, e é o que eu faço; é apenas deixar arrancar os programas que colocam o computador em bom funcionamento. Digo por exemplo: gestão da placa gráfica, gestão do disco rígido, Anti-Vírus (obvio), programa para colocar as teclas especiais do teclado em funcionamento, etc.  Se não entender muito disto, ou se está na dúvida, não mexa!

  4. Agora vamos proteger os browsers e remover spyware com o Spybot - Search & Destroy.
    Com isto terá um computador mais seguro e mais estável, pois este tipo de Malware não é detectado/considerado malicioso pelos programas de Anti-Vírus. Basicamente SpyWare é um software que se considera útil para o utilizador, mas que ao mesmo tempo está a espiar o seu computador, dos seus hábitos, das passwords, etc, etc. E isto tem mesmo de ser feito regularmente, pois caso contrário, poderá detectar depois de ter enviado informação mais do que suficiente dos seus hábitos, ou seja tarde de mais!

  5. Agora que foi tudo eliminado o que era desnecessário, vamos desfragmentar o disco com o Defraggler. Este passo terá de ser o último, pois não teria muita lógica estar a desfragmentar ficheiros que de seguida iriam ser eliminados! Com este passo final irá ter um computador rápido e estável. E com a regularidade não perderá muito tempo a fazer este processo, e tendo também um computador sempre rápido.

O tempo que demorará fazer esta manutenção poderá variar entre 30 minutos a 2 horas. Nas primeiras vezes poderá demorar bastante tempo, pois talvez nunca foi feita uma manutenção destas no computador; por isso é que tem lógica fazer isto regularmente. :D Assim, não dará muita margem que o computador fique desorganizado. Mas tudo isto depende de vários factores: o nível de actividade naquela semana, a rapidez do computador, entre outros.

Fazendo esta manutenção, poupará tempo, dores de cabeça, ter o computador lento, instável, inseguro e ter que formatar o computador mais vezes!

Que efeitos teve no teu computador? Comente aqui! Se tiver alguma sugestão ou dúvida comente também!

1 Comentário:

Anónimo disse...

aconselhas a fazer desfragmentaçoes regularmente? so se for para fritar o disco..
o desgaste de uma desfragmentaçao em certos casos pode ser tao grande como o de uma formataçao. à pala deste tipo de 'conselhos' conheço pessoas q ja fritaram discos, pois desfragmentavam de semana a semana, ou de duas em duas semanas..

ou seja, a manutençao normal(q deve ser feita semanalmente pelo menos) nao enquadra desfragmentaçao.. esta a meu ver deve ser feita num intervalo de nao menos do q 3 em 3 meses (e somente caso se veja q a desfragmentaçao é significativa).

cumps;)

Enviar um comentário

Esteja perfeitamente à vontade para comentar, criticar, sugerir, etc.

Dica: Clique no link "Subscrever por e-mail" para receber notificações dos comentários seguintes neste artigo.

 

©2009 PC Dica | Template Blue by TNB